Inflexões Avenses

domingo, setembro 27, 2009

Resultados Legislativas Vila das Aves


Os resultados das Legislativas nas Aves são interessantes. O PS obtém uma vitória expressiva, maior que a nível nacional, ao invés, o PSD sofre uma derrota ainda mais pesada nas Aves que no todo do país, embora melhore o seu resultado face a 2005, quando o PS conseguiu a maioria absoluta.
À semelhança dos resultados globais, o Bloco de Esquerda também cresce de forma expressiva na vila, somando mais de 10% dos votos. O CDS cresce ligeiramente e a CDU também, muito à custa da descida dos votos em José Sócrates.
Agora, para Sócrates é hora de negociar. Aí está a decisão dos portugueses e dos avenses também.
Quanto às repercussões nas Autárquicas, desengane-se quem quiser relacionar estes resultados com as eleições de 11 de Outubro. O combate continua amanhã.

quarta-feira, setembro 16, 2009

Inflexões (publicadas hoje, 16 de Setembro)

Férias: Após quase dois meses volto ao convívio dos leitores do Entre Margens, após o período de Verão e de férias. Espero que as tenham tido e as tenham aproveitado bem. Não esqueço os desempregados que se encontram numa situação de “férias” forçadas. Lembro também aqueles que oportunisticamente continuam em férias (desempregados) por vontade própria e que recusam sistematicamente propostas de emprego porque é mais conveniente passar o dia no café e viver à custa do Estado (ou seja de todos nós). Esses lembro-os não para os saudar mas para acordarem. Quando o subsídio acabar pode ser que se acabem as ofertas. Enfim... Bom regresso a todos.

Eleições 1:
E mal regressamos de férias eis que somos engolidos no turbilhão político do momento. São legislativas, são autárquicas, são cartazes, são arruadas, são inaugurações, são obras, obras, obras e mais obras, tudo em contra-relógio para capitalizar o voto, esse gesto simples da esferográfica, esse momento que condiciona as nossas vidas nos quatro anos seguintes. Não voltarei ao convívio dos leitores antes das legislativas e, penso, também das autárquicas. Não vou fazer um apelo ao voto neste ou naquele partido ou movimento. Nunca o fiz e não o faço. Prezo a minha independência. Sempre critiquei poder e oposição, sem distinção, sempre de acordo com a minha consciência e com a liberdade que os meus antepassados lutaram por alcançar a 25 de Abril de 1974 e da qual sou herdeiro.

Eleições 2: Apesar de escrever no arranque da campanha para as legislativas e ainda antes do arranque da campanha autárquica aponto desde já um lamento. Ao nível autárquico e ao nível da nossa terra – Vila das Aves – apenas vi até hoje cartazes, nada mais. Poderá ser defeito meu mas ainda não vi uma proposta, uma ideia, nada ou quase nada para a nossa vila (perdoe-me quem já tem trabalho apresentado e eu ainda não consegui a respectiva informação). Tenho a esperança de que até às eleições venhamos a conhecer as propostas e ideias de cada partido e movimento. Como sempre fiz, volto a apelar ao voto. Vote em quem acredita vir a melhor representar o país ou a sua terra e mesmo que não acredite em nenhum dos candidatos ou partidos vote, nem que seja em branco. Essa é a melhor forma de protestar quanto à qualidade (ou a falta dela) das candidaturas.

Amieiro Galego:
Mal vi a notícia em dois blogues locais, também a decidi partilhar no meu. A compra do Amieiro Galego pela Junta de Freguesia de Vila das Aves. Entretanto já foi comentado, inclusive, no meu blog, que a aquisição foi expressa numa promessa de compra e venda no valor de 75 mil euros, montante que se transformará em dívida da autarquia. Não me quero alongar sobre a questão financeira sem conhecer pormenores. Quero, no entanto, registar a importância que essa compra tem para os avenses, embora tenha dúvidas quanto à sua rentabilidade, tal é a degradação do espaço. Ninguém tenha a pretensão de ter ali uma galinha dos ovos de ouro. Basta ver Vizela, terra desde sempre ligada ao termalismo, com nome na praça, com boas estruturas criadas e que há anos tem as suas termas fechadas, por haver pouca procura. A reflectir.

sexta-feira, setembro 11, 2009

Amieiro Galego público de pleno direito

A notícia já circula na blogosfera e não posso deixar de fazer referência a ela. A Junta de Freguesia ganhou o concurso para a compra dos terrenos e das águas das Termas do Amieiro Galego.
É uma grande vitória da Junta de Freguesia e, nela, de todos os avenses.
É também, não podemos escamotear, um trunfo eleitoral da candidatura social democrata de Carlos Valente, o actual presidente da Junta. Há que dar a mão à palmatória. Fez o que devia. Mas o facto surge na melhor altura para Valente e para o PSD.
A compra dos terrenos é, no entanto, apenas o início do processo. Interessa ouvir o que cada candidatura pretende fazer a tão valioso, mas degradado, património.

quinta-feira, setembro 03, 2009

Velhinha ponte de Caniços finalmente reabilitada


Os municípios de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso e a Rede Ferroviária Nacional, REFER, EPE, assinam esta sexta-feira, dia 4 de Setembro, pelas 11 horas, na Estação Ferroviária de Caniços, na freguesia de Bairro, o protocolo de colaboração para as obras de adaptação da antiga ponte ferroviária de Caniços a trânsito pedonal. A cerimónia contará com a presença da Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

A ponte ferroviária que atravessa o rio Ave, ligando as freguesias de Bairro, no concelho de Famalicão e Vila das Aves, no concelho de Santo Tirso, foi desactivada, em 2003, no âmbito da remodelação do troço Santo Tirso - Lordelo, que implicou a construção de uma nova ponte ferroviária, na confluência dos rios Ave e Vizela.

O protocolo a assinar entre as três entidades prevê a execução de obras de adaptação da ponte ao trânsito pedonal, segundo projecto da REFER, EPE, permitindo que as populações possam utilizar a infra-estrutura para fazer a travessia entre as duas localidades. As obras serão executadas pelas duas autarquias sendo que os municípios ficam ainda com a responsabilidade de criar acessos à ponte, assim como assegurar a manutenção da obra.

Informação e foto: CM Famalicão

Semáforos desnecessários (2)

Felizmente só durou um dia. Hoje de manhã ainda estavam a funcionar, mas à hora de almoço já se circulava à vontade.
Esperemos que mais ninguém tenha a ideia muito pouco luminosa de voltar a ligar aqueles semáforos.
Dá para perguntar. mas quem se lembrou de ali instalar aquele equipamento? Puro desperdício de dinheiro.

quarta-feira, setembro 02, 2009

Semáforos desnecessários


Esta tarde no regresso a casa de Santo Tirso, eis que à saída da cidade, logo à saída, engarrafamento. Quase sete da tarde. Será que retomaram as obras em Burgães, será acidente. Nada disso. A fila prolonga-se além da recta dos Têxteis Adalberto. Passo o Ramada e a fila continua. Será acidente? Talvez nas curvas de Freitas. Nada disso. Surpresa. Eis que algum iluminado resolveu hoje ligar os semáforos no entroncamento para Caniços. Situação: Do lado das Aves meia dúzia de carros, do lado de Caniços, duas viaturas, do lado de Santo Tirso, uma fila de cerca de dois quilómetros. Muito bem regulados os semáforos. Parabéns a quem os programou. Já não basta ser uma estrada com graves problemas de fluidez (como bem assinala um candidato autárquico que aponta a EN 105 como prioridade, embora nada mais conheça e gostasse de saber como tenciona resolver esse problema), agora resolvem ligar uns semáforos que nunca deveriam ter sido instalados a não ser como limitadores de velocidade. É cada vez mais agradável fazer o percurso Aves-Santo Tirso!!!!

Foto: www.ealecrim.net