Inflexões Avenses

quarta-feira, julho 29, 2009

Inflexões Avenses (publicadas hoje, 29 de Julho)

Autárquicas: O quadro de candidaturas está a tomar forma nas Aves. Na vila as novidades são a recandidatura do actual presidente, Carlos Valente e a escolha de Luís Lopes Machado para liderar a lista do PS. Aqui, tal como outros já escreveram e disseram, residirá a maior surpresa, uma vez que se trata de uma pessoa, aparentemente, sem percurso político. Tal poderá ser uma vantagem, mas também uma lacuna. A ver vamos. Quanto a Carlos Valente inicia a partida para um possível terceiro e derradeiro mandato à frente dos destinos do maior núcleo urbano do concelho, excluindo o da cidade de Santo Tirso. Era algo expectável. Será, no entanto, um embate inédito, uma vez que os partidos terão de enfrentar a concorrência de uma candidatura independente. Joaquim Pereira sai da esfera social democrata e poderá fazer alguma mossa desse lado, mas não só, pois poderá ir buscar votos a outras sensibilidades. Aliás, pelo que se tem visto na vila, a candidatura demonstra força, quanto mais não seja quanto ao número e dimensão dos seus out-doors. A CDU também já escolheu o seu nome, Abel Rodrigues da Silva, em busca de um lugar na Assembleia de Freguesia que há muito tempo lhe foge. E o CDS... e o Bloco de Esquerda que cresce a nível nacional de forma considerável, mas que tem ainda dificuldades em acompanhar esse peso a nível local... terão candidaturas?

Campanha:
A paisagem urbana está cada vez mais repleta de cartazes políticos, com a campanha autárquica a acompanhar a das legislativas. Do meu ponto de vista, este ano, até Outubro, teremos poluição visual a dobrar. Entendo que as regras deveriam ser muito rigorosas ao nível de locais passíveis de acolher cartazes e out-doors de cariz político (ou outro). Há locais próprios ou pelo menos onde tal pode ser admissível, mas há outros onde deveria ser expressamente proibida a afixação deste tipo de cartazes. Locais próximos de instituições públicas, monumentos e locais de interesse ou beleza paisagística deveriam estar limpos dessa poluição. Não escrevo estas linhas em tese pois no passado e já no presente constato haver cartazes muito mal colocados que deveriam ser retirados. O problema é que as regras deveriam ser definidas antes do jogo começar e delas ser dado conhecimento a todos os concorrentes. Agora, poderá ser tarde. Só um exemplo. Há quatro anos em frente ao edifício da Câmara Municipal tinhamos enormes out-doors de dois dos principais candidatos. Da rua quem quisesse olhar para a Praça 25 de Abril teria de espreitar por entre os cartazes para ver toda a panorâmica da praça. Este ano já temos um cartaz (embora pequeno) lá colocado, bem junto da escultura do macaco (perdão ao autor por esta designação menos própria, mas passível de entendimento para a maioria dos municípes). Discordo. Estamos em pleno Verão, época de turistas e quem quiser uma fotografia tem de ficar com ela estragada ou procurar um enquadramento limpo dessa poluição. Se não existem regras (se calhar existem e eu desconheço-as), apela-se ao bom senso porque não é por alguém ter mais e maiores cartazes que tem mais votos.

Vila e cidade: Parabéns à freguesia de Vilarinho pela elevação à categoria de vila. Nestas alturas volta à baila a discussão se as Aves não deveriam reclamar o estatuto de cidade. Esta vila, não há dúvidas, destaca-se de todas as suas vizinhas, nomeadamente de Lordelo, Negrelos, S. Martinho do Campo, Rebordões e agora Vilarinho. Deverá distanciar-se reclamando o estatuto de cidade, que o obteria com a maior das naturalidades pois cumpre com os requisitos legais para tal? Já em tempos assumi posição contrária a tal, na lógica de que mais vale ser uma boa vila do que uma cidade menor. No entanto, no quadro actual das coisas, começo a pensar que poderia haver vantagens nesse estatuto. Desde logo para marcar a diferença face às vilas vizinhas e depois porque, nessa circunstância, haveria ainda maior legitimidade para reclamar determinados investimentos. Aí está um tema interessante para se discutir em campanha eleitoral. Venham as opiniões dos candidatos...

Nota: Foto retirada do blog "+Santo Tirso"

3 Comments:

  • Caro Celso Campos,
    por mais tolerância que se queira ter para com a "liberdade de expressão"dos jornalistas, bloggers e afins,nesta situação concreta, impõe-se a seguinte pergunta:acha que será um "bom contributo no âmbito da cidadania" comparar as eleições autárquicas a um jogo do "far west"?Será que, se porventura não nos merecerem respeito os candidatos, pelo menos não merecem respeito os seres humanos que, ao longo dos séculos, lutaram e sofreram (e tantas vezes morreram...)pelo direito de votar?

    By Blogger fojabocapraverdade, at 12 de agosto de 2009 às 23:55  

  • Parabéns pela prontidão com que aceitou o meu reparo e retirou o jogo do "far West".Beneficiam os Avenses, a política autárquica e até a ZON -TV cabo(em tempos de crise, toda a ajuda à economia é benvinda!)Saudações Avenses

    By Blogger fojabocapraverdade, at 13 de agosto de 2009 às 01:09  

  • Caro Internauta.
    Obrigado pelo seu reparo, mas tenho a informar que o 'far-west' a que se refere é publicidade autorizada pelo autor do blog, mas sobre a qual não tem o mínimo controlo.
    Ou seja, a sua retirada ou inclusão não tem qualquer interferência da minha parte.
    Obrigado pela visita. Volte sempre.

    By Blogger Celso Campos, at 13 de agosto de 2009 às 16:17  

Enviar um comentário

<< Home