Inflexões Avenses

segunda-feira, abril 13, 2009

Milhares de pessoas no Cortejo Pascal de Vila das Aves


Milhares de pessoas concentraram-se, ao final da tarde de Domingo, dia de Páscoa, nas ruas do centro de Vila das Aves para verem passar o Cortejo Pascal que, anualmente, marca a celebração da Ressurreição de Jesus Cristo nesta paróquia do concelho de Santo Tirso e do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão.
Numa tradição já com algumas décadas, o pároco avense, Pe. Fernando Azevedo Abreu salientou que com o Cortejo Pascal “o objectivo é o de sempre: fazer catequese”. O sacerdote falava no quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, para onde confluíram as 18 equipas do compasso que, ao longo do dia, percorreram todas as casas da vila anunciando a Ressurreição de Cristo.
“Este ano estamos a cumprir os desígnios de S. Paulo, que escreveu ‘toda a língua proclame: Jesus Cristo é o Senhor, para a Glória de Deus Pai’”, exortou o Padre Fernando, fazendo alusão à celebração do ano Paulino, resultado da comemoração dos dois mil anos do nascimento de S. Paulo.



Em torno dele “surgiram as novidades deste Cortejo Pascal”, anunciou o pároco, referindo-se à representação de todas as Cartas de S. Paulo, isto no rescaldo da Semana Bíblica que decorreu em Vila das Aves, entre 13 e 22 de Março último, que teve como lema precisamente uma passagem da Carta de S. Paulo aos Colossenses: “A Palavra de Cristo habite em vós abundantemente”.
O cortejo evidenciou, através de carros alegóricos engalanados, as “visões angélicas e as figuras bíblicas, alegóricas e simbólicas, da aparição do Ressuscitado e das etapas da Ressurreição”.



O Cortejo Pascal envolve toda a paróquia e muitas instituições e empresas avenses, nomeadamente os grupos, associações e movimentos paroquiais. De referir a presença dos convidados de honra, Castro Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso; Carlos Fernandes, José Miranda, presidente da Federação Distrital do Porto da Liga dos Bombeiros Portugueses; Geraldo Garcia, presidente dos bombeiros avense, além dos elementos do comando da corporação e da GNR de Vila das Aves.
O Cortejo Pascal fez o percurso entre o quartel dos bombeiros e a Igreja Matriz, onde foi celebrada de seguida a Eucaristia da Ressurreição, musicalmente dinamizada pelo Grupo Coral de Vila das Aves, terminando com o jantar convívio que juntou as 18 equipas do Compasso-Visita Pascal.

PS: Nota de imprensa e fotos da minha autoria e enviados à Comunicação Social