600 crianças fizeram hino ao futebol
Muita cor, alegria, boa disposição, muito desportivismo e alguma competição. Até as condições climatéricas ajudaram o 4º Torneio de Escolinhas de Vila das Aves, realizado no passado domingo, naquela vila do concelho de Santo Tirso.
Sob organização da Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Ringe (AMCHR), a prova contou com cerca de 600 crianças, entre os 5 e os 11 anos, divididas entre os escalões de minis, pré-escolas e escolas.
Ao longo de todo o dia, entre as 9 e as 18 horas, jogaram-se um total de 120 jogos, entre 30 clubes e escolas de futebol participantes, divididos em seis recintos com as medidas adequadas a cada escalão.
No final, houve vencedores, mas não vencidos, uma vez que todos os clubes e participantes levaram para casa troféus e pequenas lembranças. A cada entrega de troféu, todos, num hino ao futebol, gritavam “campeões, campeões”, perante as bancadas que se foram enchendo ao longo do dia e que na cerimónia de encerramento ficaram lotadas, com muito mais gente que em muitos jogos oficiais ali disputados.
O público, constituído sobretudo pelo pais das crianças, fazia com que se ouvisse o grito “golo”, a cada passo e em cada canto do estádio. Por vezes eram os pais quem mais vibrava com as jogadas dos filhos.
“É um sonho tornado realidade e todos os anos sinto uma grande emoção neste dia”, revela Adílio Pinheiro, que lidera a escola de futebol dos Pinheirinhos de Ringe e é o pai deste torneio. “Com esta festa do futebol estou a proporcionar a muitas crianças aquilo que gostaria de ter tido quando comecei a jogar futebol”.
Os jovens atletas vivem este dia com tal intensidado que muitos nem dormem na noite anterior. Presentes estão grandes clubes e escolas de futebol do país, como o Benfica, o FC Porto, o Vitória de Guimarães, ou as escolas de futebol Hernani Gonçalves, Fair Play ou Braga Fut. Referência especial merece ainda a presença e a qualidade demonstrada do clube espanhol, Celta de Vigo. Mas clubes e organizações mais pequenas como os próprios anfitriões, Pinheirinhos de Ringe, ou clubes como o Sandinenses, o União de Tomar, o Mirandela ou o Ribeirão (presente na final de pré-escolas), e outros ganham emotividade especial, pois os seus atletas podem, num dia, jogar com adversários que têm na camisola emblemas bem conhecidos.
A opinião unânime é que, mais uma vez, a organização esteve irrepreensível, dando todas as condições aos participantes, envolvendo nesta logística mais de 120 voluntários.
Desde logo Rui Águas, antigo jogador de futebol e coordenador da prospecção no Benfica, foi uma das presenças notadas. “É um torneio excelente”, porque “quando se junta desporto, crianças e futebol, mais uma boa organização, temos um ambiente saudável”.
Na sua juventude, Rui Águas diz nunca ter tido acesso a iniciativas do género, considerando-as “importantes”, recordando, no entanto, um dos seus jogos neste relvado, justamente quando o Benfica defrontou o Desportivo das Aves, na época 86/87.
“Toda a gente gostou. Foi bom ver os miúdos a conviver”, anuncia, por seu lado, José Maria Santos. O treinador da Escola de Futebol Hernâni Gonçalves salienta a “boa organização”, destacando o rigor no cumprimento dos horários dos jogos. Este responsável não tem dúvidas, o Torneio das Aves “é um dos melhores em que participa a nossa escola”, porque tem representados alguns dos mais importantes clubes nacionais.
Para Pedro Pereira, treinador dos minis do Boavista, este evento “é bom para as crianças. É um dia diferente para eles e um bom dia de convívio”. Ele destaca o facto de ser um torneio que “tem desde os clubes maiores aos mais pequenos, desde o Benfica ao Boladas”. “Gostamos de cá estar”, conclui.
Na hora do balanço, há agradecimentos obrigatórios a fazer, nomeadamente ao Desportivo das Aves, pela cedência das instalações, e à Câmara Municipal de Santo Tirso, patrocinadora principal do evento, que esteve representada ao mais alto nível, com o presidente, Castro Fernandes, e o vereador do Desporto, José Pedro Machado, a entregarem os troféus aos atletas. Há depois um conjunto considerável de outros patrocinadores, além de outras instituições e pessoas particulares que ajudam na realização do torneio.
PS: Texto principal, da minha autoria, enviado às redacções no fecho do torneio.

0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home