Inflexões Avenses

quarta-feira, abril 29, 2009

Inflexões (publicadas hoje, 29 de Abril)


Obras: E, de repente, estamos em 2009. Se alguém anda distraído e pergunta o porquê de tantas obras, a resposta é simples: estamos em ano eleitoral. Basta ver o que passa na nossa terra. Rua nova inaugurada junto aos Jardins de S. Miguel, Rua 25 de Abril em obras, Avenida Silva Araújo em obras, prolongamento da avenida de Paradela, finalmente, em obra. São obras necessárias. Claro que sim, ninguém coloca as intervenções em causa, embora outros poderiam ter outras opções. O que é certo é que andando por essas terras fora, não haverá uma que não tenha, algures, um sinal na estrada que nos avisa de que há ‘obras’ em curso. E quem anda na estrada tem que aguentar com a ‘circulação alternada’, ora gerida por semáforos, ora por um batalhão de trabalhadores (contei mais de dez) para tapar um buraco, numa certa freguesia, de um certo concelho. Haja paciência... até Outubro.

Blogues do anonimato: Este fenómeno trivial para muitos leitores, mas novidade e desconhecido para muitos, para os infoexcluídos, está a ter cada vez maior influência e impacto na sociedade. Há já situações conhecidas que foram denunciadas na chamada blogosfera que passaram depois para a Comunicação Social e que provocaram mudanças de pessoas e de instituições. A blogosfera permite a cada pessoa colocar na internet o que entender, seja verdadeiro ou falso, muitas vezes protegido pelo anonimato. Admito que para determinadas questões só sob o regime do anonimato se possa fazer determinadas denúncias, é algo, vulgar no Jornalismo que tem como regra de ouro a protecção das fontes e o sigilo profissional. No entanto, o que normalmente se vê nos blogues é a abordagem de questões sem verdadeiro conhecimento de causa que coloca em cheque pessoas e instituições. Além disso, a reboque do texto ou imagem inicial vêm um conjunto de comentários que ainda achincalha mais a situação. Há pessoas e instituições que são diariamente injuriadas e difamadas na praça pública, sem qualquer pudor dos autores e sem consequência por parte das autoridades. Não se pretende que atrás de cada blogue esteja um agente da Polícia Judiciária, mas antes que seja o bom senso e a educação de cada um a impedir que tal aconteça. Não raras vezes, lêem-se insultos e ofensas totalmente despropositados. Isto passa-se a nível nacional, mas também a nível local. Em período pré-eleitoral, os blogues nascem como cogumelos e a maior parte deles a coberto do anonimato, com acusações e insultos fáceis a sucederem-se em catadupa. Temo que uma vez mais, com o aproximar das eleições, haja baixo nível nas discussões on-line que, inevitavelmente, se repercutem na vida real. Por isso fica o apelo para que haja elevação.

Blogues passado: Nas minhas deambulações pela Internet, reparei recentemente na existência de dois blogues que a cada passo ilustram o passado da nossa terra, ora com imagens antigas, ora até com recortes de jornais de outros tempos. Confesso que tenho sentido um gozo particular em visitar estes locais, até porque muita da informação que disponibilizam eu não vivi e não conheci. Um deles designa-se de “Entre-ambos-os aves”, ao passo que o outro chama-se “Rua das pedrinhas brancas”. Os meus parabéns aos seus autores. Continuem a alimentar o blogue da forma que o têm feito.

1 Comments:

  • Grato pela referência elogiosa ao blogue "Entre-ambos-os-Aves", sublinho que a intenção foi, exactamente, a de disponibilizar documentação diversa que doutra forma ficaria não seria fácil dar a conhecer. Pretende-se alargar a colaboração a outros conterrâneos que, como nós, dispõem de algum material ou investigação iniciada (há alguns convites feitos e a colaboração vai surgir brevemente). E quem tiver fotos, papeis, documentos... e queira partilhar, terá toda a abertura...

    By Blogger alef, at 2 de maio de 2009 às 00:22  

Enviar um comentário

<< Home