Inflexões Avenses

sábado, junho 14, 2008

Inflexões (publicadas a 12 de Junho)

Candidatura: Enquanto o PSD nacional estava empenhado com a questão da liderança interna, pelos vistos, em Santo Tirso o partido está mais avançado e já escolheu o candidato autárquico para 2009 que irá disputar as eleições, presumivelmente, com o socialista Castro Fernandes. Repete-se o cenário de 2005. O resultado será o mesmo? É altura de perguntar o que mudou nestes anos, que poderá trazer um resultado diferente? O que pretende fazer o PSD e João Abreu de diferente para corrigir os eventuais erros de 2005? Sentir-se-á o PS ameaçado, tendo em conta que perdeu eleitorado em 2005? Os dados, com muita antecedência, estão lançados. É altura de delinear as estratégias, sendo certo que, daqui para a frente, tudo vai ser diferente no mandato de Castro Fernandes e na oposição/pré-campanha do PSD e de João Abreu.

Santo Tirso TV: Há mais um órgão de informação no concelho. É bom. É sempre bom e com um meio diferente e inédito no concelho: a televisão, ainda que em formato Internet. Já conheço o meio pois também estou integrado num projecto do género. O site www.santo-tirso.tv é simples, mas atractivo e deseja-se que tenha sucesso na sua missão, ainda por cima quando estamos perante três jovens que se lançam no projecto. Apesar de ter alguns reparos a apontar, devo dizer que optaram por uma filosofia diferente da maioria dos conteúdos do género que se vê noutras televisões na Internet. Mas o que gostaria de salientar é esperar que a Santo Tirso TV venha agitar a comunicação social do concelho que, reitero, uma vez mais, me parece amorfa e até alheada da realidade. Baseia-se nos press releases enviados e não tem vida própria, nem agenda própria, nem capacidade de tratamento de informação. A título de exemplo lanço uma questão para o ar. Nos órgãos de comunicação social do concelho quantos jornalistas profissionais estão a trabalhar? Quantos possuem formação superior na área? A resposta, se alguém a poder dar, talvez surpreenda grande parte da população e explique o actual cenário da comunicação social concelhia.

Cemitério: Tem sido lamentável o que temos visto em torno do novo cemitério de Vila das Aves. Em jeito de desabafo, atrevo-me a dizer que não pode haver uma obra nesta terra que não tenha polémica. Não vou questionar se o novo cemitério pode ou não ser alvo de enterramentos, nem dizer quem é que tem razão. O que critico e faço-o de forma veemente é que paguem páginas de publicidade de jornais – ainda bem para eles – para explicar, esclarecer, justificar ou acusar sobre o que se passa. O conteúdo da publicidade poderia ser facilmente reportado através de press release para tratamento na imprensa. Mas lá está, se calhar não convém por causa do que escrevi no item anterior.

Cinema: Promessa cumprida no Cine-Aves, com mais de um mês de actividade e, pelo que vi, com diversidade de espectáculos, como foi exemplo um teatro de revista. Tal como já referi é por aí que o promotor tem de ir se quer rentabilizar o espaço. Importa em breve saber qual tem sido a receptividade das pessoas que, poderá surgir em forma de alerta, para haver maior assiduidade.