Inflexões Avenses

quinta-feira, abril 17, 2008

Inflexões (publicadas a 16 de Abril)

Passeios: Finalmente vai a Junta de Freguesia fazer obra visível. É uma obra pequena, em dimensão, mas com muita importância para a generalidade dos avenses: a reabilitação dos passeios da vila. Já por diversas vezes fiz referência a este problema de mobilidade na vila que afecta sobretudo pessoas portadoras de deficiência motora ou os carrinhos de bebé. Finalmente.

Parques infantis: Também já abordei este assunto nestas ‘Inflexões’, mas proponho hoje avançar um pouco mais na questão. Falo da carência de parques infantis na Vila das Aves, abertos à utilização da população. Falo, por exemplo, do centro da vila, pois é a zona da vila com maior número de população. Falo da zona das Fontainhas, Tojela e Bom Nome. Nesta zona, apesar dos inúmeros blocos habitacionais ainda ninguém construiu um parque infantil e há espaço para isso. Há, por exemplo, um local excelente para instalar um equipamento do género. Perto do Centro de Saúde, nos terrenos ainda afectos a esta valência, junto ao parque de estacionamento que está sempre vazio há um espaço de terreno que serve para crescer ervas daninhas. Sendo o terreno (presumo) da autarquia, porque não aproveitar este espaço para criar um parque infantil. É um investimento não muito caro e muito útil para ocupar, com segurança, os tempos livres dos mais pequenos. A qualidade de vida constrói-se com um conjunto de pequenas coisas, haja vontade política.

Parques de estacionamento: O avanço do processo com vista à construção de parques de estacionamento subterrâneos em qualquer cidade é sinónimo de modernidade. Tenho no entanto dúvidas quanto à necessidade imediata de dois parques de estacionamento subterrâneos em Santo Tirso. A prática leva-me a concluir que em cidades de até maior dimensão que Santo Tirso, a maior parte dos parques subterrâneos – sempre pagos – ficam praticamente às moscas. As localizações dos parques em Santo Tirso são centrais, mas antevejo maior utilização do localizado junto da Câmara Municipal do que do campo da feira, exceptuando nos dias de feira. Além disso, importa saber onde vai decorrer a feira durante a construção do parque.

Publicidade: Tal como previa há um mês atrás, fomos brindados com mais duas páginas do semanário Sol para promover as conclusões de um estudo que, supostamente, coloca Santo Tirso bem colocado a nível nacional em diversos itens. Continuo a relativizar os seus resultados, mas compreendo a necessidade da Câmara Municipal tentar, com estes meios, puxar o concelho para cima, quando a generalidade o puxa para baixo, escusava era de gastar dinheiro desta forma, podia-o fazer com uma simples nota à imprensa onde podia evidenciar os dados relevantes para o concelho. Enfim… há muito.

Perder e ganhar: Muito pertinente os ganhos e as perdas para a Vila das Aves trazidos a público na última edição do ‘Entre Margens’. É bom recordar, porque por vezes a memória é curta, aquilo que perdemos, mas felizmente, é bom também salientar que a vila ganhou muito ao longo dos últimos anos. A vida é feita destas coisas, importa não esmorecer e lutar, lutar sempre pelo engrandecimento da nossa terra.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home